quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Grandes Malucos, Estes Professores, óh Meu!

Curiosa irritação causada quando se questiona o Dulce Gosto dos professores no que trata à avaliação. Enquanto ex-aluno de escolas públicas de ensino não superior portuguesas, pergunto-me qual será o real problema por parte da maioria dos docentes deste país que é da cor que eu quiser. A proposta da FENPROF inicia-se com a seguinte inferência:


"O saber profissional constrói-se dentro das regras e dos conhecimentos que os próprios profissionais geram ou dominam."

Prolongando-se no primeiro passo da sua proposta avaliativa:

"Toda a avaliação deverá ser transparente e partir do próprio avaliado. Nesta perspectiva, todos os critérios e vectores de avaliação têm de ser controlados pelo avaliado."




Muito bem, Caro Sindicato. Mas permitam-me dizer portanto que parece que consideram que qualquer professor não é suficientemente inteligente para se avaliar com nota mais que razoável para que a subida de carreira fosse assegurada. E como alguém disse, a sociedade tem regras, e a avaliação é uma delas. Proponho, Caro Sindicato, que comecem a avaliar os alunos quase que fundamentalmente com uma metodologia fantástica à qual o aluno procederia à sua própria avaliação, e veríamos quantos maus alunos haveria em Portugal.



Devo confessar, a minha perplexidade, quando me é dado a conhecer um caso de perfeita encenação de uma aula,assistida com certeza, a qual foi programada pela Sra. Professora, que fez questão de instituir trabalho a um conjunto de Bons Alunos, saliente-se Bons, para apresentarem uma Heterónimo de Fernando Pessoa, algo ,sem qualquer dúvida, usual numa das aulas que,sem querer referi a disciplina correspondente. Portanto, reconhece-se claramente que os Professores querem ser avaliados, mas querem ser Extrememamente Bem Avaliados, sim, porque a Guerra é contra o Modelo da Avaliação, que segundo a FENPROF não é correcta,devo concordar,porque parece que os Srs. Professores não gostam de contornar as avaliações.









Senhores Professores, peço-vos que acatem as recomendações do Ministério da Educação e adaptem-se ao trabalho,porque "Hello, This the Real World!", e se não estão de facto contra a avaliação,porque não se adaptam a ela? Porque não se deixam ser avaliados?




Porque a Educação de Portugal passa por vocês,Srs. Professores, deixem-se também Educar.

Discurso de Barack Obama pós-vitória 4.11.08