segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Barack Hussein Obama II






Barack Obama venceu o seu concorrente, o senador republicano John Mccain e tornou-se o primeiro negro a chegar à presidência da maior potência capitalista do Mundo.

Segundo Jean Bricmont, presenciamos uma “obamania” em que o Mundo, mesmo o racista parece da noite para o dia um “planeta não-racista”, onde todos apoiam o candidato democrata.
No entanto, assistimos a um fenómeno que pode ser visto como um voto contraditório que não significa superação dos valores conservadores. Eleitores conservadores de Obama diziam: “sei que ele é muçulmano e terrorista, mas deve ser o melhor para a economia”. Do lado progressista se dizia: “sei que ele votou pela ajuda às grandes corporações, mas ele é negro”. Ou seja, de um lado se escolhia porque ele não era suficientemente negro e de outro porque era demasiadamente negro.

O mais recente Presidente, tem como objectivos resolver a crise económica e financeira que começou nos Estados Unidos e que se espalhou pelo mundo, ao qual Portugal não está alheio “Os EUA tossem e a Europa apanha uma pneumonia”.
As condições climatéricas também são alvo de mudança, isto é, procurar meios para atingir fins que permitam que nossos filhos possam viver num Planeta saudável – adesão ao Protocolo de Quioto.
A questão iraquiana e a luta contra a Al-Qaeda e os talibãs, a procura de acordos com a Rússia, e prevenção contra a ameaça nuclear do Irão fazem partes das mudanças de Obama para os EUA e para o Mundo.
Obama é a demonstração pura da capacidade do “sonho americano” se renovar.

12 comentários:

Tiago Daniel Lopes disse...

tens razao diana. se os eua tossem a europa apanha uma pneumonia. e agora aparece barack obama a dizer que vai acabar com a crise mas... sabemos que uma pneumonia demora sempre a curar, pelo menos um ano de crise esperamos pela frente

Tiago Daniel Lopes disse...

tens razao diana. se os eua tossem a europa apanha uma pneumonia. na minha opiniao a crise nao acaba tao cedo ja que... uma pneumonia ainda demora a tratar

Diana de Ferreira Guimarães disse...

Claro! As crises não se resolvem do dia para a noite, nem são tarefa fáci de resolver. Esperemos que Barack Obama cumpra os seus objectivos, demorando o tempo qe for preciso!

Tiago Daniel Lopes disse...

concordo, mas barack obama sabe que esta a fazer muitas promessas, e a sua responsabilidade e maior

Diana de Ferreira Guimarães disse...

Ser presidente da maior nação capitalista do mundo é uma grande responsabilidade e Obama já tinha conhecimento disso antes de se candidatar!!
Portanto, saberá perfeitamente que papel terá de desempenhar!

Tiago Daniel Lopes disse...

entao ele tem de pensar muito bem nates de tomar uma decisao pois se da um passo em falso vai deixar muita gente desiludida, mas eu acredito que ele tem uma capacidade de inteligencia muito grande. nao e qualquer um que e presidente dos eua

Diana de Ferreira Guimarães disse...

Sim. é um cargo extremamente importante e nao só para os estado unidenses mas tbm para todo o mundo. para mim Obama foi a escolha certa!

Luís Guimarães disse...

Há que concordar da Diana, mas também há que constatar que Barack Obama surge num momento mais que oportuno para a sua Vitória, repare-se Quase Pós Guerra do Iraque, onde se exige a Retirada Total das Forças Militares do Iraque; Enorme Pressão pela Europa e Organizações Ecológicas para Entrada e Submissão às Cláusulas do Tratado de Quioto, e quase que proximamente ao dia dos dever e direito dos eleitores, a Crise Económica, praticamente desencadeada pelas Bolsas Norte Americanas, assunto o qual o seu adversário, sempre demonstrou Cobardia na sua Abordagem, ao contrário do Futuro Presidente, candidato na época. Trata-se portanto também de um encontro de casualidades. Mas é com acasos que as sociedades evoluem.

Diana de Ferreira Guimarães disse...

Concordo. Mas casulaidades estas que vieram no momento certo e que Brack Obama soube aproveitar e tirar benificio.

Como todos sabemos Obama é sem dúvida a sdolução para todos os problemas e conflitos gerados pela política de Bush. Sendo, que cmo ja te disse, Luís, Bush não deve ser só visto cmo 'o mau da fita' !
*

Janine disse...

Obama é um grande homem. (mais nao seja na estatura física).
Os EUA controlam o mundo, foram os pais duma crise que veio para ficar. Não me parece que o importante neste momento seja a côr de pele do novo presidente... Mas como nem todos pensam como eu... Acho que Obama devia nomear para vice-presidente uma mulher de raça negra. Só assim minimizaria os riscos que a sua vida corre desde que foi eleito... Passo a explicar, um skinhead pensa "antes um preto do que uma mulher preta" (peço desculpa pela linguagem, mas acho que me fiz entender)

gostei do texto, muitos parabens

Diana de Ferreira Guimarães disse...

Não poderia estar mais de acordo, mas infelizmente, parece que apesar de haver muito racisto no mundo, desta vez, as pessoas e ate racistas optaram pelo melhor. Quanto a uma mulher na vice-presendência, confesso que sempre pensei dessa forma, até porque não seria só uma minoria ao poder mas duas, isto é, todos sabemos que as mulheres sempre foram 'dominadas' pelo homem e pela sua teoria de que eram o sexo forte. E, se houvesse UMA vice-presedente seria definitivamente a emancipação da mulher. Porque uma mulher consegue desempenhar, tao bem cmo um homem, um cargo de tanta responsabilidade.

Janine disse...

Completaste as minhas ideias... Um pequeno passo nos anos 20, um grande passo no século XXI. Seria o ideal.

Discurso de Barack Obama pós-vitória 4.11.08